top of page

5 danos do álcool para a saúde bucal


Acidez em excesso

A maioria das bebidas alcoólicas são excessivamente ácidas. Ao colocarmos algo ácido na boca, o esmalte e a estrutura dos dentes são enfraquecidos e, dessa forma, a camada protetora de cálcio que fica na superfície dos dentes começa a se dissolver. Dicas: Incluir cubos de gelo nas bebidas para diminuir o ácido das mesmas. Enxaguar a boca após alguns drinques com água.

Mau hálito

O álcool desidrata a boca e também reduz o fluxo de saliva. A saliva colabora no combate de bactérias na boca, já quando a boca está seca, a proliferação de micro-organismos que levam à placa se torna mais viável, e, consequentemente, proporciona mau hálito. Com a placa, o risco de cárie é maior, assim como doenças na gengiva. Dicas: Intercalar drinques com água. Quando chegar em casa, continuar bebendo água a fim de hidratar a boca. Chicletes sem açúcar podem ajudar a umedecer a boca e estimular a produção de saliva.

Manchas e dor

Bebidas escuras, como vinho e café, têm muita pigmentação colaborando para o escurecimento dos dentes e desgaste do esmalte dos mesmos. Manchas em dentes é um problema que pode ser resolvido com escovação, porém não escovando demais para não tirar, ainda mais, o esmalte dos dentes. Dica: Caso seus dentes estiverem muito manchados, já em um quadro grave, procure um especialista, e se preciso, faça um clareamento profissional.

Cáries

A combinação da bebida que é ácida com açúcar é mais prejudicial, por isso drinques muito doces, como batidas com leite condensado, licores pegajosos e caipirinhas carregadas de açúcar apresentam perigo à saúde bucal. A bactéria presente na boca se alimenta por meio deste açúcar, liberando um ácido como subproduto e fortalecendo o processo de cárie dentária. Dica: Um drinque cremoso é uma opção melhor, já que mesmo ele sendo doce este não é ácido. Coquetéis a base de vodca e sem gás também são uma boa opção. Após ingerir tais bebidas, o ideal é esperar ao menos uma hora e meia para escovar os dentes, porque isto permite que a superfície do esmalte endureça e não seja desgastada no processo de escovação. Especialistas também recomendam beber este tipo de drinque com canudo, pois dessa maneira o líquido passa praticamente desapercebido pelos dentes.

Risco de câncer

Especialistas afirmam que o hábito de beber álcool, juntamente com o tabagismo, aumenta em até 30% o risco de câncer de boca, pois o álcool tem efeito direto nas células que revestem o interior da boca, incluindo gengiva e bochechas. Segundo o Cancer Research UK, 80% de pacientes que têm câncer de boca são consumidores frequentes de álcool.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page