top of page

Ortodontia


Ortodontia é o ramo da odontologia especializada em diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. O termo técnico para estes problemas é má-oclusão, que significa uma relação de contato incorreto entre os dentes superiores e inferiores.

A Ortodontia visa a harmonia entre os dentes, lábios e ossos maxilares, proporcionando um equilíbrio facial adequado.

Quando procurar um profissional?

O profissional que atua no ramo da Ortodontia deve ser procurado a partir da dentição de leite completa ou em Ortodontia qualquer fase da vida adulta. A partir dos 4 anos já é possível detectar problemas de mordida e iniciar um tratamento com técnicas próprias para a idade. Nesta idade é comum observarmos problemas relacionados ao hábito de chupar chupeta, à respiração bucal e interposição lingual ( falar ou engolir projetando a língua entre os dentes). O exame precoce permite que se detecte e trate problemas dentais e ortopédicos (esqueléticos).

A ortodontia pode tratar pacientes adultos?

No passado o tratamento ortodôntico estava associado a crianças. Entretanto o processo básico de movimentação dental é o mesmo em qualquer idade, com isso, adultos também podem se beneficiar com a Ortodontia.

Por que buscar um correto alinhamento dos dentes?

Considerando o correto alinhamento dos dentes superiores e inferiores, o contato adequado favorece a mastigação.

Dentes que “não se encaixam” corretamente são mais difíceis de serem limpos e consequentemente mais fáceis de sofrer cáries, doenças de gengiva e perda dentária. Eles também causam uma sobrecarga nos músculos da mastigação podendo acarretar dores de cabeça e na região de pescoço, ombros e ouvidos.

A autoestima de uma pessoa frequentemente melhora quando dentes, lábios e face são conduzidos a harmonia. Neste caso o tratamento ortodôntico pode beneficiar o sucesso social e profissional e também melhorar a atitude geral de uma pessoa em relação a vida.

E se os problemas ortodônticos não forem tratados?

Dentes protruídos (para frente) são mais suscetíveis a traumas e fraturas.

Dentes mal posicionados favorecem o aparecimento de cáries e doença periodontal (perda de osso em volta dos dentes) devido a dificuldade de escovação.

Dentes desalinhados podem prejudicar a auto estima do indivíduo, além de favorecer o aparecimento de dores na região de cabeça e pescoço.

Dicas para um tratamento ortodôntico de sucesso:

• Compareça sempre as consultas agendadas para manutenção do seu aparelho;

• O uso do aparelho ortodôntico exige cuidados maiores com a higiene bucal. Nós acompanharemos você durante todo o tratamento e daremos as orientações necessárias para a boa conservação e limpeza do seu aparelho; • Procure sempre cumprir as orientações que passarmos a você sobre os cuidados com sua alimentação para que não quebre ou danifique seu aparelho. • LEMBRE-SE: a sua colaboração é muito importante para que seu tratamento seja bem sucedido. O tempo de duração de seu tratamento ortodôntico depende muito de você!

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page