top of page

Endodontia ou tratamento de canal


Conhecido também por tratamento de canal, consiste na remoção da polpa (presente no interior do dente) infectada, inflamada ou sadia, sendo a mesma substituída por material obturador, após a conclusão o dente deverá ser reabilitado para poder voltar as funções normais. As causas podem ser cárie, traumatismo dentário, doença periodontal (gengiva), necessidade protética, entre outros.

Quais os sintomas de que é necessário um tratamento Endodôntico?

O mais comum é a dor, que pode ser:

Espontânea que aumenta com alimentos quentes e não alivia com uso de analgésicos,bem localizada dando a sensação de “dente crescido” doendo ao mastigar.

Porém, nem sempre quando o dente dói significa que deve ser tratado endodonticamente, como nos casos de dor com gelado e doces que podem indicar carie ou exposição radicular. O contrário também pode acontecer e em alguns casos é indicado tratamento endodôntico sem o dente nunca ter doído como em diagnósticos de infecção (achados radiográficos) ou por necessidade protética.

O tratamento é dolorido?

O uso de anestesia torna o tratamento indolor, em alguns casos, ao passar a anestesia nas primeiras 48 horas o dente pode ficar um pouco dolorido sendo facilmente aliviado com o uso de medicamentos prescritos pelo cirurgião dentista.

Quais os resultados?

O dente não “morre” depois do tratamento endodôntico, pois todo o suporte dele permanece vivo, o inconveniente é que o dente perde o “alarme” que é a polpa, assim se for atacado por cáries não haverá sensibilidade dolorosa passando despercebido , outra questão é que o dente tratado torna-se mais frágil, por esses motivos após o tratamento torna-se necessário visitas periódicas ao dentista.

O tratamento é eficiente?

Sim, porém, em alguns casos necessita retratamento endodôntico que será diagnosticado e avaliado pelo profissional, por isso a importância de um controle clinico e radiográfico após o tratamento.

O que pode acontecer se não tratar?

Se o dente indicado não for tratado endodonticamente, poderá ocorrer uma lesão na região óssea próximo a raiz, podendo gerar dor intensa, inchaço, ou até bacteremia (bactérias na corrente sanguínea), por isso a importância do tratamento.

Como prevenir?

Para evitar doenças da polpa é necessário tratar dos dentes com uma boa higienização bucal , uso correto de fio dental, alimentação balanceada e consultas regulares ao dentista. Pois um sorriso completo e saudável é reflexo de uma vida dental feliz.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page